23 junho, 2015

Domenico Losurdo faz conferência no Rio e debate marxismo e disputas ideológicas

 
Foto: Pedro Rocha
Foto: Pedro Rocha

Com o auditório do Conselho Regional de Economia do Estado do RJ (Corecon) lotado de sindicalistas, jovens e intelectuais, foi realizado pela Fundação Mauricio Grabois, na segunda-feira (22) a conferência: Marx e o balanço histórico do século 20 com o filósofo Domenico Losurdo. Uma das grandes lideranças da esquerda brasileira e líder do PCdoB na Câmara Federal, Jandira Feghali ressaltou que “esses encontros têm que ser intensificados para que a sociedade brasileira tenha condições de encontrar alternativas para se contrapor as agendas dos grupos políticos de direita que ostentam o ódio e a exclusão social”.
Sobre as relações de poder que remetem ao colonialismo, Losurdo afirmou que “em nossos dias, os elementos de conflito presentes neste processo, longe de se atenuarem, resultam nitidamente mais acentuados. O Manifesto do Partido Comunista fez a sua análise num momento em que nenhum movimento emancipador despontou nas colônias: em tais condições, a globalização é, ou parece ser, uma relação mais ou menos equânime entre países com um grau de desenvolvimento mais ou menos homogêneo, agora, ao contrário, ocorre que a globalização é também um instrumento com que as grandes potências tratam de recuperar o controle da economia dos países que sacudiram o jugo colonial”.
Para a parlamentar, a palestra de Losurdo evidência os verdadeiros portadores dos movimentos libertários pelo mundo. “Esse encontro é de suma importância para enfrentarmos o senso comum de que a direita, os liberais são os verdadeiros protetores da liberdade e da justiça social. A intervenção do filósofo mostra justamente o contrário. São os comunistas e marxistas, que através das revoluções socialistas, trouxeram novos conceitos de liberdade e a disposição de estarem sempre à frente na luta pela fim da exclusão social”.
Em seu livro, “Marx e o balanço histórico do século 20”, o Domenico destacou, entre outras questões, a avaliação de Lênin sobre a questão do imperialismo.“ A partir da análise do imperialismo, Lênin sublinha a importância da questão nacional inclusive para além da Europa e do Ocidente: o movimento de libertação dos povos coloniais é parte integrante do processo revolucionário mundial pela democracia e o socialismo”.
Losurdo fez o lançamento de dois de seus livros: “Marx e o balanço histórico do século XX”, da Editora Anita Garibaldi, e “A luta de classes: uma história política e filosófica”, da Boitempo Editorial.
O evento fez parte de uma extensiva agenda do italiano pelo Brasil, desde o dia 10 de junho, quando participou do Seminário Internacional Cidades Rebeldes, no Sesc Pinheiros, prosseguindo por conferências em Santo André (SP), São Paulo (SP) e São Luís (MA). No dia seguinte ao debate no Corecon-RJ, Losurdo prosseguiu para Universidade Federal Fluminense em Niterói.
Estiveram presentes o presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos; o presidente estadual da CTB, Ronaldo Leite; e várias lideranças dos movimentos sociais, sindicais e estudantis. 

 http://sigajandira.com.br/site2/domenico-losurdo-faz-conferencia-no-rio-e-debate-marxismo-e-disputas-ideologicas/